terça-feira, 13 de setembro de 2011

11º Quadro, Viver ou Morrer com a Varroa

O prometido é devido. 

Navegando na Internet encontrei  um artigo, que no fundo é um achado pois a cerca de 160 anos, que tinha sido esquecido. 

Todos lemos os mesmos livros, todos os nossos professores (não caracterizando o seu grau escolar ou académico), nos ensinaram que o espaço abelha tinha uma certa medida e que as abelhas tinham de trabalhar costas com costas.


Hoje digo é errado 
o que nos foi ensinado.  


Afirmo:
A maior parte dos livros de apicultura (quase todos) estão errados.
Quando escrevi: A Revelação do Pai da Criança deixei a incógnita, agora aqui neste link em baixo, já todos podem ter acesso ao documento, pois o período de defeso literário já passou e é do conhecimento público.


 Como foi possível esquecer esta afirmação apícola?

Posso tentar dar uma resposta, possivelmente não é a mais correta, mas é a que vou publicar.
Alguém cometeu o erro, alguém copiou o erro, alguém difundiu o erro e alguém ocultou a verdade.   

No fundo fiz um trabalho de investigação, analisei porque as colmeias estão a morrer com a varroa e não encontram o equilíbrio. O conceito começa a ganhar forma, em breve vou dar conhecimento de estratégias de luta contra a varroa, usando técnicas biológicas e sustentáveis.

Deixo uma fotografia de um apicultor que estava mais além do seu tempo, um visionário do futuro, da existência da varroa (doenças das abelhas), que haveria de chegar quando ele já cá não estava entre os viajantes.
A ele dedico este vídeo, que nos enquadra na sua cruzada apícola defendendo a verdade e entreajuda. 
 





Quem sou?

Pretendendo contribuir para o desenvolvimento de uma apicultura de forma sustentável e inovadora, baseado-me sempre que possível em estudos científicos, não esquecendo o passado,assumindo o presente e preparando o futuro.


Simplesmente um Apicultor.
Que a fruta frutifique.


8 comentários:

Jorge Carvalho disse...

Boa Noite amigo,
Parabéns pelo excelente trabalho.

Sou apicultor com apenas 1 ano de experiência, comecei o ano passado com 28 colmeias oferecidas que estavam abandonadas à cerca de 2 anos. Pode imaginar como era o cenário, mais varroas que abelhas, ascofariose aos montes, e por ai fora. Consegui salvar 12 delas com muito trabalho e ajuda de um apicultor amigo. Tive-as em Gaia, desdobrei tudo em Abril e transumei tudo para Vila Real, juntei mais 4 enxames que apanhei e mais alguns desdobramentos de desdobramentos, neste momento tenho 34 e 400kg de mel.
Deixando a apresentação, passemos para a minha experiência.
Aqui no Litoral as colmeia arrancaram com o eucalipto em meados de Outubro mas só levaram a 1ª alça no inicio de Fevereiro devido ao fraco estado das colónias. A varroa foi combatida com acadrex durante 6 semanas.
Na aldeia a cerca de 650m altitude, a explosão foi brutal, temperaturas de dia altíssimas e muito baixas durante a noite, tudo a puxar mestreiros. Apenas enxamearam 2 colónias, tudo o resto trocou de rainha. Fiz a cresta a 15 de Julho mas meteram mel ate quase ao fim de Agosto, graças à chuva que caiu e urzes que floresceram nessa altura. Neste momento voltaram ao litoral, muito povoadas à espera da explosão do eucalipto.

No litoral a criação subiu até à 3ª alça e 1 delas à 4ª, na aldeia apenas foram à 1ª alça. Relativamente a varroas, as do litoral desenvolvem muito mais que na aldeia.

Usei quadros antigos que herdei no lote das colmeias com separadores de 9 quadros. Por outro lado acompanhei as abelhas de um amigo que usa quase so quadros com 8 separadores na alça. Observei que a criação de zangaos era muito alta nas alças de 8 quadros, inclusivamente nos espaços que ficam mais largos entre alças, ou seja, havia construções de favos entre as alças e tudo de alveolos de zangão. Nas minhas com alças de 9 quadros isso não aconteceu e foi quase tudo com cera estampada.

A minha conclusão é a seguinte:
Muito espaço livre logo a seguir ao ninho aumenta a criação de zangão e consequentemente a varroa ataca.
Penso que deveríamos usar a 1ª e 2ª alça mesmo numero de quadros do ninho e depois colocar as de 8 separadores, aproveitando as vantagens de processamento do mel. Assim, penso que reduzimos a varroa e aumentamos em criação de obreiras.

Espero ter ajudado com a minha experiencia.

Um abraço

Jorge Carvalho

IbericaQueens disse...

Boas noites:

Normalmente o apicultor comercial não para para observar alguns desajuste em termos de comportamento da colónia. Quem tem menor numero de colmeias tem tempo para observar estas alterações.

Fico contente pela sua partilha de informação, pois parece que estamos a começar a ser muitos a observar estas pequenas diferenças que no fundo são as grandes. Estas é que nos vão permitir sobreviver sem aumentar os custos ou declinar o numero de colónias.

A menor quantidade de machos nas colmeias está directamente proporcional a sua sobrevivência pois a varroa tem preferência em reproduzir-se nas células masculinas.

Por outro lado um grande espaço sem preenchimento de favo, altera o comportamento da colónia de uma forma tremenda.

Existem algumas alterações que podem ser feitas nas colmeias, brevemente falarei desse assunto,pois já tenho material disponível e estou a processar as alterações.
Outras necessitam de mais tempo e material novo.
No inicio do ano já devo de ter todo o material novo pronto para receber as novas colónias.

Anónimo disse...

ameno traduzido liberta me o ib queens libertou nos duma mentira e mostrou o caminho da luz e verdade k coragem

Anónimo disse...

ib queens definitivamente o seu nome vai ficar na historia da apicultura coragem mesmo mas nao me admira vindo de si tem sangue de guerreiro nas suas veias e espirito de lider

Anónimo disse...

mais uma postagem brilhante

Anónimo disse...

eu k diria que neste meio tao complexo em k ainda nada sou apenas sei k este blogue e o seu criador mudaram o rumo da apicultura para sempre e quem sabe um dia aja mais uniao e partilha o ib queens abriu a porta nesse sentido

Anónimo disse...

iberica queens esta sua frase simplesmente um apicultor mata me tem mto k se lhe diga mas gosto mesmo

Anónimo disse...

ib queens gosto de todas as postagens mas a do esmaga favos confesso tou rendida ta um mimo aquele desenho e as suas palavras sao o maximo