quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como Medir a Cera


Muitas pessoas ainda têm duvidas de como se medem as células, para calcular a medida da cera, pode ser  de 5,3 cm, 5,1cm, 4,9cm 4,8cm ou outra medida.

Não é correcto usar só a medida da Horizontal ou Diagonal ou Vertical uma vez que existem varias combinações possíveis que diferem de máquina para máquina, ou da força aplicada para puxar a cera.

Este processo de calcular é um processo simplificado com vista a não perder muito tempo a contar as células todas de 1 dm2 (10cm X 10cm).

Fazendo os meus estudos descobri que a maneira mais simples e mais precisa de medir, era encontrar 11 vértices dos triângulos onde se forma o  Y  da (Horizontal+Diagonal+Vertical) e dividir por 3, formando a média.
Trata-se de um processo que não encontrei descrito em mais lado nenhum que eu tenha conhecimento.

Será:
(H+D+V)/3= Media
Supondo que  11 vértices medem na  Horizontal=5,0cm Diagonal=5,0cm e Vertical=4,7cm, Média é 4,9 cm

Esta é a maneira mais fácil de medir as células, quando estamos a usar cera moldada.



Caso se esteja a usar favos ou quadros puxados é mais fácil medir as 10 células a começa nas arestas, uma vez que não conseguimos ver o vértice do Y . Só existe um problema, é na medida da vertical. Temos de encontrar onde termina a aresta.

Será:
(H+D+V)/3= Media

Supondo que  10 células desde a parede  medem na  Horizontal=5,0cm Diagonal=5,0cm e Vertical=4,7cm, Média é 4,9 cm




Esta é a maneira mais fácil de medir as células, quando estamos a usar quadros ou favos puxados.

Espero ter sido esclarecedor.

domingo, 22 de maio de 2011

Cera Anti-Varroa, divulgar e partilhar.


Com a partilha avançamos para uma apicultura nova e sustentada.

Desde a antiguidade que as pessoas partilham bens ou trocam produtos para satisfazer as suas necessidades. A apicultura é um campo que todos devemos de partilhar e ajudar-nos neste novo desafio da apicultura sustentada e equilibrar, controlar as colónias sem a nossa assistência.

Dentro de este campo partilhei com a Associação dos Apicultores da Região Litoral Centro, com os seus associados e com todos os aderentes à iniciativa que se deslocaram de vários pontos do Pais.

Amar a apicultura é ajudar, partilhar, trocar ideias , deste modo agradeço á FNAP,á DGV as criticas construtivas, com base nos Decretos de Lei e ás imposições legais. Foram excelentes :-)))))))).

A troca de impressões levou-me a remodelar os meus conceitos na base da legislação e a tomar decisões que tinha com um prazo de 3 anos atingir. De imediato passarei a formar a colmeia automática com a intervenção mínima do ser Humano.
A escolha não é a colmeia Reversivel, Lusitana, Langstroh nem a Dandant, mas será baseada num apicultor muito avançado para a época, numa colmeia que ainda hoje persiste do outro lado do mundo, de um padre que tornou a sua colmeia perpetua e das observações da patente original de L.L.Langstroth e o seus conceitos.

Aos críticos deixo uma certeza, não vou inventar nenhuma colmeia mas sim fazer pequenas alterações a uma que existe, combinando pequenas observações.

Ainda preciso de réguas dentadas com espaço abelha entre os 6,35mm e 7mm. Pelo menos 1000, agradeço alguém que tenha os cunhos para 11 quadros num espaço de 375mm ou 380mm, com medida de centro a centro dos quadros de 32mm, para barras de 23mm,24mm, 25mm, para contactar comigo. Acima de 25mm nem pensar pois torna difícil colocar os 11 quadros com o espaço abelha previsto.


 Vamos avançar para uma nova apicultura, biologicamente é óbvio.



quinta-feira, 19 de maio de 2011