segunda-feira, 13 de junho de 2011

Expansível Descomplicada - Inicio

Assim é a vida. 

Por mais obstáculos que se nos apresentem, quem tem vontade e toma decisões sempre atinge os seus objectivos. Ser estático, passivo não leva a que a natureza prossiga o seu caminho, temos de procurar a nossa directiva.
Inovar ou ficar estáticos esperando a picada envenenada que nos degradará, estaremos na ponta do cardume á espera de sermos beliscados pelos dentes do predador. O predador sentindo a nossa ferohormona não aceitará uma derrota, procurara uma refeição facilitada, mas......ao inovarmos estamos um passo a frente quando o predador pensa que se pode rir com a barriga cheia, já estamos muito longe do seu alcance malicioso.

Inovar é estar um passo à frente do Predador.
O Predador é a Pressa.

Apicultura industrial????
Gastos de combustíveis industriais????
Gasto de tempo de vida, desnecessário e industrial???? 


No Post anterior, afirmei que dentro de uma semana começava o povoamento das novas unidades.
O inicio da reconversão já esta no seu trilho, encontrei a linha dos antecessores da Apicultura Moderna, os Naturalistas como alguns lhe chamam, outros poderam chamar-lhes os puristas. Foram os que iniciaram a apicultura moderna, na origem é onde os conceitos estavam correctos, posteriormente sofreram danos que formaram os erros que hoje vivemos.
Só tive de virar o polegar para cima, apanhar boleia e renegar algumas crenças que me tinha assimilado. Adicionei um pouco da minha cultura apícola e um pouco de investigação.  

Os apicultores algo fizemos de errado para encontrarmos um animal tão feroz como a Varroa, até consegue destruir as nossas melhores amigas. Como é possível destruir aquelas abelhas todas com os seus ferrões, com o seu acido fórmico e com as defesas do propólis, um dos mais potentes antibióticos naturais?. Por certo o nossas melhores amigas picam e picam mesmo,e doi, doi tanto, que por vezes ainda penso como gosto das abelhinhas. Ai,ai,ai. 

Aqui está passado uma semana, parte da encomenda pronta como referi.


Iniciou-se uma reconversão de raiz pois por ser tão radical o material que dispunha não me servia para fronteira  superior aos 5Km.
È lógico que vou ter de conviver com o material que tenho, por motivos óbvios, como seja a venda de enxames, e ainda adquirir alguns modelos de material que não estava no meu plano inicial. Assim o presente material formará o grosso das colmeias que ultrapassem a linha limítrofe dos 5 Km. 
Serão as colmeias automáticas.

Por certo, tenho a vida facilitada para reconverter os milhares de quadros das colmeias que tenho em uso :-))))))))) HeHeHe.
Dentro em breve vou divulgar uma surpresa que vai mudar a Apicultura Portuguesa e não só.
É descomplicada, é fácil e barata. Ajuda imenso na Luta Contra a Varroa.

A Memória do Pai da Criança vai estar presente.
Não é a colmeia Expansível Descomplicada.

O que será??


sábado, 4 de junho de 2011

Iberica Queens+Inovar = Colmeia Expansível Descomplicada

Por fim, consegui estruturar uma colmeia Expansisível, Descomplicada, Automática  e Modular, que vou adoptar e viver para o resto da minha vida.

Ganhei o jogo. 
Ganhei uma vida liberta sem preocupações. 
Ganhei a luta contra a Varroa.


Antes da viagem á Apimondia em 2009 nasceram as bases, mas no ultimo ano fez-se um clic.
A minha conversão á apicultura biológica, cada vez mais se aproxima dos 100%. 
São palavras de gratidão para quem me alertou sobre a  nossa legislação, não estar actualmente adequada ao apicultor biológico.
Foi o impulso para avançar com projectos distantes, tinha as bases mas não encontrava a solução, voltava sempre ao ponto inicial e de repente.... acabou-se a redundância.


Será que não conseguia adaptar uma colmeia gobal existente em que fosse colher o mel sem preocupações, como os nossos antepassados dos cortiços ou vasos de cerâmica? 
 Será que as abelhas não conseguem controlar a varroa naturalmente, em último caso recebam  a nossa ajuda, e no extremo uma solução natural de recurso?
Será que é necessário todos os apetrechos para tirar mel?
Será que o apicultor médio e o grande não somos escravos das colmeias?

Havia um modelo de colmeia que me impedia de seguir em frente, era uma colmeia horizontal para colher frascos de mel. A ideia era tão boa e com as implicações que tinha que não a podia largar.
Existia alguns problemas para resolver:

1-Devido a ser uma colmeia horizontal, implicava que a forma extrema do seu achatamento leva-se a que a colmeia não sobrevive-se no inverno.
2-Apesar de ser horizontal ainda combinava o modelo vertical nas extremidades.
3- A contradição entre renovar quadros e ficarem os velhos com a partida da cera nova nos frascos .
4-Outros problemas.

 Olhei para a colmeia promissora mas os frascos não funcionavam, nem a luta biológica da varroa e de repente, fez-se luz. Agarrei no telefone e falei com um amigo disse-lhe "por fim encontrei a solução", de imediato telefonei a dar directivas para o novo material.

Hoje brindo com todos vocês, consegui conjugar tudo. 
Inovei onde pensava que era impossível.



Dentro de uma semana começa o povoamento das novas unidades, todas vão ser reconvertidas. 
Vai ser brutal o trabalho, reconverter milhares de quadros por fim vejo no que estava errado.
Investigar, Inovar traz a facilidade de maneio e uma apicultura positiva.

Partilhar sim, mas não agora. Quando estiver tudo a funcionar, documentado em livro será a oportunidade perfeita. Assim fica para a posterioridade, no fundo é como se fosse uma patente.
Assim não ficam cabos soltos.

;-))))))))))))))