sábado, 27 de outubro de 2012

Quadros para Colmeias


Depois de ter construído as colmeias e os "acessórios personalizados" sentia que o trabalho não estava concluído.

Olhei para o material construído e senti que faltava alguma coisa, para isso tive de dar um pouco de cor á madeira e para isso fabriquei a minha tinta com várias cores para parecerem o arco-íris.
http://www.ibericaqueens.blogspot.pt/2012/10/tinta-para-colmeias.html

Já tinha feitos os exteriores mas faltava ainda alguma coisa depois olhei e verifiquei que faltava os interiores. Será que tinha esquecido da parte interna das colmeias?

È claro que não.


No início da Apicultura tive grandes apicultores (Homens), que andavam nesta arte por amor á apicultura e não pelo lucro, que me ensinaram que umas colmeias se constroem sempre de dentro para fora e não de fora para dentro.

Aqui está uma das essências da apicultura, uma das bases da apicultura pois quem entra neste mundo por ganancia e pensa que vai enriquecer está enganado ou foi enganado desde o início.

Existe por ai um livro de um Português que afirma, que a apicultura é uma forma de empobrecer alegremente. Creio que já li está frase aqui na Net em algum blogue Português bem conhecido (cabe a cada um de vocês usar a cabeça e encontrar a dita frase publicada), logo não sou o único a alertar esta nova geração para o inevitável. Quando na família já á gerações de Apicultores as probidades de sucesso aumentam exponencialmente caso contrário, fiquemos assim.

Existem mais umas regras que poderia abordar, dar mais umas dicas, mas a nova geração vai pensar que estou enganado, são os detentores do saber, metem-se em projetos utópicos procurando o lucro fácil, o doce do mel, mas esquecem-se da amargura do ferrão, do veneno e da dor que provoca. Era mais fácil neste caso começar a fazer simulações com um esmagador de mel.

http://ibericaqueens.blogspot.pt/2011/07/esmagador-de-mel.html

Mas neste caso parece que comecei ao contrario. Inicialmente construi a casa por fora e só depois remodelei o interior.

No início fiz uma abordagem á decoração interior já á mais de cinco (5) anos que andava a pensar como deveria de ficar o interior. Depois de ter traçado as linhas mestras então passei a fazer o exterior.

Neste caso foi uma opção de espaço pois o que é grande deve de ser construído para dar espaço ao que é pequeno, possa ser introduzido lá dentro.

Assim pedi ao Ti Cardoso  (http://www.ibericaqueens.blogspot.pt/2012/07/apicultor-de-aco.html)  para me personalizando um suporte básico para agrafar os quadros.

Agora vão comentar é básico, rustico, sem cor, mas eu gosto das coisas simples e básicas sem complicações, pois um sistema simples é eficaz, barato, dá milhões e não dá dores de cabeça.







Passado duas  horitas já tinha feito uma pilha de quadros personalizados.



Agora já se reproduziram já são muitos mais e também já existem outros mais pequeninos filhos destes já prontinhos. Agora falta o outro passo. 

Bem já todos sabem qual é. Ponto 5. 

Construção de elementos cronologicamente:

1- Fabricação de 100 Colmeias adaptadas a criação de rainhas e luta bio da Varroa
2- Fabricação de Acessórios (alguns, :-)))))))) ).
3-Fabricação de Tintas para colmeias.
4-Fabricação de quadros
5-Frabicação e Introdução da cera 49mm.

Agora que já ganhei o jeito, quem quiser quadros personalizados pode ligar.

Apicultura é um campo grande e não acaba quando nos fecham um caminho abre-se outro, começa outra vertente mais reservada e com menos chatices. 

Deixem quem gosta da Apicultura trabalhar, não vale a pena importunar, pois por vezes o resultado é diferente do previsto. 

domingo, 7 de outubro de 2012

Tinta para Colmeias

Já passaram alguns meses desde que iniciei um novo rumo na apicultura.
A apicultura é um campo muito vasto e neste campo decidi avançar para novos horizontes.

 Ser apicultor não é só produzir mel ou ter colmeias. Assim quando se fecha uma porta abre-se outra porta, não vale a pena insistir muito.

Tinha fabricado umas colmeias novas, umas 100 colmeias a madeira, e mais alguns acessorios (não interessa a quantidade), estavam ainda no seu estado puro faltava conservar as colmeias para durarem mais tempo ao clima.

Assim decidi fabricar a minha tinta para colmeias.

 Avancei com várias cores, a cor verde e castanha foram as eleitas pois confundem-se com a natureza e deste modo é um pouco mais difícil os senhores mãozinhas leves identificarem os locais onde se encontra as colmeias e núcleos de fecundação.

A tinta como sempre tinha de reunir algumas condições:

1-Ser biológica.
2-Confundir-se com a Natureza
3-Conservar a madeira no mínimo de 20 anos.
4- Ser aplicada a frio.
5-Manter uma pelicula protetora e deixar respirar a madeira.
6-Não interferir com os produtos naturais das abelhas.
 7-Poder alterar a formulação para tinta de oleo ou tinta de água.

As tintas correntes plastificam a madeira e não deixam sair a humidade como consequência a madeira apodrece mais rapidamente uma vez que os fungos começam a decompor a madeira desde o seu interior.

A cor branca, amarela e azul foram descartas pois dão muito nas vistas.

Os primeiros testes foram feitos respeitado as alíneas anteriores e verificando a homogeneidade do conteúdo e dissolução e pigmentação.
  
Para tal foi feito um período de espera de 6 meses. Assim ficaram as primeiras amostras;



Quanto a precipitação como as de cores verificou-se a separação de fases em alguns casos dependendo da formulação, descartando as que não apresentaram resultados favoráveis atendendo ao ponto de separação de fases.

As tintas comerciais passados alguns meses precipitam, mas optou-se por descartar as que precipitavam mais.



                                              Algumas ficaram com a cor alegre do verde.




Outras ficaram com a cor castanha. Dei preferencia a cor castanha escura.



A tinta não dá para aplicar por cima de tinta de areia ou plastica já existente, assim a madeira tem de estar a crú.

Quem precisar de tinta biologica para aplicar directamente na madeira já sabe onde encontrar. Pode-se fabricar qualquer cor, a tinta tanto pode ser de oleo ou de agua.