sábado, 26 de janeiro de 2013

Cera AntiVarroa Apicação em Colmeias


Ao longo dos anos apicultores me têm questionado qual é a melhor maneira de aplicar a Cera AntiVarroa nas colmeias e ser facilmente aceite e puxada.

(cera AntiVarroa 4,9 cm)

Não existe sistema perfeito pois só Deus é perfeito e conhece o perdão mas existe por ai muitos apicultores e pseudo apicultores que nem indo à Igreja, nem cobertos de ouro se livram do desastre.



Pensam que se beneficiam a eles próprios, cometendo actos irracionais mas só prejudicam toda a classe, e o mais nefasto é que existe sempre uma palmadinha nas costas a dizer “ segue em frente, força” ,mas depois quando o feitiço se vira contra o feiticeiro são os primeiros a apontar que o menino deveria ter estado quieto. Onde estão os amigos?


Pois o problema da Apicultura em Portugal são mesmo os apicultores, entreajuda, sim para destruir.

Criar demora anos destruir basta 1 segundo. Deixando a conversa e passado á acção.

Como podem as abelhas aceitar de imediato a cera 4,9 cm e fazer a regressão?


Para introdução e aceitação imediata da cera AntiVarroa no ninho o quadro com Lamina de cera deve de ser sempre colocado na posição 5.

Para quem sabe o que é a posição 5 eu posso fornecer um curso mas os pseudo apicultores e os que estão cobertos de ouro podem explicar melhor, pois já levaram a totalidade das minhas colmeias de todos os apiários. Atenção aos telemóveis.


1-Em relação a introdução dos quadros no centro do ninho, este procedimento só deve de ser feito quando a colmeia já estiver a precisar de alça.

2-O quadro com a placa de cera AntiVarroa deve de ser colocado no centro do ninho posição 5. È removido um dos quadros da ponta o quadro 1 ou 10 ou 11 para quem já esteja convertido aos 11 quadros no ninho.

3-(Em condições de frio),deve de ser colocada uma prancheta com o buraco central da alimentação aberto por cima do ninho. Assim permite manter o calor e passarem as abelhas para cima para tomar conta do mel e futuramente da criação movida dos quadros laterais.
Juntamente com esta opção pode ser colocado no centro dos quadros do ninho um plástico grosso ou papel de alumínio com 25X25 cm para manter a temperatura do centro do ninho.

4- O quadro seguinte deve de ser colocado quando a criação estiver com larvas de preferência operculada na posição 5, o anterior deve de ser movido para o lado e um das pontas deve de ser retirado para a alça que recebe os quadros e que se encontra por cima da prancheta e do ninho. Deste modo o calor gerado pelo ninho aquece e mantém vivas as abelhas da alça e criação. (Ainda existe outra opção de maneio)

5-Deve-se inicialmente mover só quadros de mel e pólen das laterais. Posteriormente se  mover quadros de criação devem de ficar no meio dos quadro de mel para conservarem a temperatura. Atenção com noites muito frias as abelhas retornam ao ninho se não existir abelhas suficientes para aquecer o ninho. Acima de tudo conta a experiência do apicultor e maneio, por este motivo deve inicialmente observar o comportamento das colónias.

6- Os quadros nunca devem de ser colocados nas pontas pois são onde existe temperaturas mais baixas e onde é favorecida a construção de cera de zangões.
A colocação no centro do ninho dos quadros favorece a rápida construção.

7- Os primeiros quadros podem ser construídos com vários tamanhos acima de 4,9 cm como seja 5,0 -5,1 após o nascimento das primeiras abelhas as colónias vão-se adaptando e construindo do modo correto 4,9 cm.
Após ter-se completado o ninho com a nova cera de 4,9 cm segundo o método descrito em cima, estes quadros que estão irregulares e agora se encontram nas pontas são posteriormente substituídos por outros nos anos posteriores ou na Primeira oportunidade.

8- A existência do espaçamento de 11 quadros no ninho favorece a aceitação das ceras AntiVarroa.

9- Pode-se usar alimentação estimulante ao passo que na construção natural e na construção de quadros nas pontas do ninho não se pode pois favorece a construção de células de zangões.

10- Inicialmente só se deve de fazer os testes numa colónia ou duas pois cada colónia é diferente entre si e reagem de forma diferente. Se iniciarem a puxar cera deve-se generalizar pelo apiário inteiro como da aplicação da Citronella para 15 dias ou da Citronella de 24 dias.

11- Caso não se verifique o puxar das ceras deve-se de esperar por melhores temperaturas, fluxo de néctar e pólen. Todo o conjunto deve de ser novamente reunido da forma inicial.


(colmeia sem abelhas. Já existiram lá antes da colheita por parte de outros)

Quem precisar de cera AntiVarroa basta indicar o modelo. Reversivel, Lusitana, Jumbo,etc, modelos especiais de alça ou meia alça é só indicar as quantidades e medidas.
Quem tiver cera em broa para trocar, entre em contacto.

Sem comentários: